Para um envelhecimento saudável

        

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<figcaption class= Curso de ginástica para idosos do município de Piñas, Equador. (Flickr)

        

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O envelhecimento é um processo fisiológico natural que afeta todos os sistemas do organismo. Faz parte da condição humana e várias teorias a apoiam: a teoria do dano oxidativo, telômeros e genética.

De fato, há muitos pesquisadores que se unem para entender o envelhecimento, não apenas como um processo biológico, mas como um fenômeno social a fim de fornecer as melhores ferramentas para que isso aconteça com dignidade.

No passado, o número de pessoas que atingiam a velhice era muito pequeno. A expectativa de vida em 1950 era de apenas 48 anos; no presente a expectativa de vida mundial subiu acima de 76 anos .

Este processo acelerado de envelhecimento da população afeta vários aspectos. Tanto que na América Latina e no Caribe a transição demográfica ocorre muito rapidamente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 2000 e 2050, a proporção da população mundial com 60 anos ou mais dobrará e passará de 11% para 22%. Espera-se que o número absoluto de pessoas com 60 anos ou mais aumente de 900 milhões em 2015 para 1.400 milhões até 2030 e 2.100 milhões até 2050, alcançando 3.200 milhões de idosos até 2100 .

Portanto, todos os países enfrentam desafios importantes para garantir que seus sistemas de saúde e previdência social estejam preparados para enfrentar essa mudança demográfica . Nesse sentido, uma dieta saudável e atividade física desempenham um papel preponderante.

O envelhecimento é um processo contínuo durante a vida do indivíduo. Afeta em diferentes graus todas as funcionalidades do organismo e pode ocorrer alterações fisiológicas como: diminuição do metabolismo basal, redistribuição da composição corporal, diminuição do peso e volume dos órgãos, alterações no funcionamento do aparelho digestivo , alterações na percepção sensorial e na capacidade mastigatória, diminuição da sensibilidade à sede, aumento da frequência e gravidade das doenças, principalmente os efeitos crônicos não transmissíveis e colaterais de medicamentos que direta ou indiretamente comprometem o estado nutricional.

Se essas condições forem adicionadas ao estado de dependência que elas adquirem, sua qualidade de vida é bastante reduzida.

Há vários aspectos em que estratégias podem ser aplicadas para ajudar a melhorar a qualidade de vida de adultos mais velhos.

Para citar alguns:

  • Um alimento adequado às necessidades individuais do idoso (modificado considerando as doenças associadas)
  • Atividades recreativas que geram envolvimento entre adultos mais velhos
  • Grupos de apoio que promovem o autoempoderamento e o desenvolvimento
  • A atividade física embora seja um elo pouco promovido nesta população, é muito importante prevenir fraturas e a dependência associada a elas

A Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) criou uma pirâmide alimentar para os idosos. Os pesquisadores propõem que a dieta tradicional baseada em grãos integrais, cereais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, carnes magras, frutas e vegetais, bem como o consumo diário de água, é a ideal e mais eficaz, desde que todos os nutrientes necessários sejam fornecidos. montantes adequados às necessidades individuais do idoso.

SENC faz quatro recomendações básicas:

  1. Escolha alimentos ricos em fibras (frutas, vegetais, cereais), baixo teor de gordura e açúcares refinados, além das recomendações específicas em relação ao número de rações diárias de cada grupo alimentar
  2. Consuma diariamente 8 copos de água
  3. Possível necessidade de suplementar a dieta com cálcio e vitamina D (para reduzir o risco de fraturas ósseas) e vitamina B12
  4. Entre os grupos de alimentos destacados pelos especialistas: consumir alimentos integrais, produtos produtos lácteos com baixo teor de gordura, carnes magras, peixes e aves
  5. aves

    ]

Fonte: Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária

É necessário lembrar que nem todos os adultos mais velhos podem cumprir estas recomendações básicas, seja devido a problemas econômicos ou devido a doenças que alteram a mastigação, a deglutição, a digestão e comprometem seriamente a vida. Nesse caso, a dieta deve ser adaptada à realidade da pessoa idosa, e a suplementação pode ser necessária em alguns casos.

Além da nutrição adequada, a atividade física regular traz benefícios para a saúde dos idosos. O mesmo, iniciado em qualquer idade, produz efeitos positivos na função cardíaca, melhora a pressão arterial, o perfil lipídico e reduz o risco de diabetes mellitus tipo II. Os riscos de queda e fraturas também são menores, assim como o risco de câncer de cólon. Seus benefícios psicológicos são uma vantagem para os múltiplos efeitos positivos da atividade física programada nessa população.

Como mencionado, no envelhecimento há mudanças e perdas que nem sempre justificam a cessação da atividade física, que deve ser adaptada à idade e condição individual do idoso.

Que exercícios um adulto mais velho pode fazer?

  1. Exercícios de endurance ou aeróbicos, como caminhada, natação, ciclismo . Freqüência de 5 vezes por semana, aproximadamente 20 minutos progressivamente
  2. Exercícios de fortalecimento muscular de intensidade média a moderada, 2 ou 3 dias por semana.
  3. Exercícios de equilíbrio, flexibilidade

As recomendações acima mencionadas são de atividade física básica que deve, juntamente com a alimentação, ser orientada por profissionais especializados na área e que, devidamente direcionados, promovam um envelhecimento saudável e, portanto, um boa qualidade de vida.

Além de todos os itens acima, é importante que os idosos se desenvolvam em um ambiente que promova a aquisição de hábitos de vida saudáveis. No Paraguai, com o slogan "Criando comunidades saudáveis ​​para todos", a Semana da Saúde foi realizada de 8 a 14 de setembro com o objetivo de promover a promoção da saúde com uma agenda que inclua todas as faixas etárias, incluindo: adultos mais velhos.

Esse tipo de atividade gera o envolvimento dessa faixa etária; a participação ativa promove a inclusão social e evita o isolamento a que muitos idosos estão expostos e que constitui um fator de risco significativo para alterações na dieta, assim como o risco de queda e depressão.

Para garantir e promover os direitos humanos dos idosos, em 1990, a Assembléia Geral das Nações Unidas designa 1º de outubro como o Dia Internacional do Idoso, incentivando os países membros a promover políticas políticas públicas destinadas a garantir uma velhice digna.

Referências

  1. Osorio P. Construção social do envelhecimento e da velhice. Como envelhecemos: um olhar transdisciplinar. UAbierta. Universidade do Chile. 2017.
  2. González-Billault C. Um olhar sobre envelhecimento da biologia. Como envelhecemos: um olhar transdisciplinar. UAbierta. Universidade do Chile. 2017
  3. Organização Mundial de Saúde .OMS. Envelhecimento e mudanças demográficas. Disponível em: https://www.paho.org/salud-en-las-americas-2017/?post_type=post_t_es&p=314&lang=fr
  4. Dueñas González D, Bayarre Ver H, Triana Álvarez E, Rodríguez Pérez V. Qualidade de vida percebida em idosos na província de Matanzas. Revista Cubana de Medicina Geral Integral. 2009; 25 (2): 1-15.
  5. Organização Mundial de Saúde. OMS Envelhecimento e saúde Disponível em: http://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/environment-and-health
  6. Piñero V. Aspectos diferenciais da nutrição em pacientes idosos com diabetes. Elsevier 2010; 26 (5): 307-13.
  7. Cuesta Triana F, Matía Martín P. Detecção e avaliação de idosos com desnutrição ou em risco. Suplementos Nutr Hosp. 2011; 4 (3): 15-27
  8. Ministério da Saúde, Subsecretário de Saúde Pública. Divisão de prevenção de doenças e controle do ciclo de vida do departamento. Programa nacional de saúde para idosos. Chile: Ministério da Saúde; 2014.
  9. Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia. Guia de exercício físico para idosos. Espanha 2012.

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